FACEBOOK     INSTAGRAM     LINKEDIN         Atendimento 24 horas: +55 (16) 3209-1666.

O que é o Transtorno Dissociativo de Identidade

No Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), popularmente conhecido como Transtorno de Múltiplas Personalidades, o indivíduo se comporta como se fosse duas ou mais pessoas diferentes, que variam em relação aos seus pensamentos, memórias, sentimentos ou ações.

O TDI aparece com frequência como consequência de experiências assustadoras, eventos traumáticos ou abuso físico ou sexual na infância e pode se manifestar pela primeira vez em qualquer idade. Este desequilíbrio psicológico causa alterações na percepção de si mesmo e se manifesta por meio de amnésias, distúrbios do movimento, alterações na sensibilidade, podendo estar acompanhado de outros sinais e sintomas como sensação de estar perdido, mudanças repentinas de atitudes e opiniões ou sensação de que o corpo não lhe pertence.

Os sintomas causam sofrimento, prejuízo nas relações sociais, profissionais ou em outras áreas importantes da vida. Além disso, é possível que os sintomas se associem com outras síndromes, como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, abuso de drogas, automutilação ou comportamento suicida.

O transtorno dissociativo de identidade não tem uma cura, mas os sintomas podem ser controlados e amenizados com o tratamento indicado pelo psiquiatra, com o objetivo de transformar as múltiplas identidades em apenas uma. Entre as possibilidades de tratamento estão a psicoterapia, hipnose e uso de remédios, como ansiolíticos e antidepressivos para aliviar sintomas de ansiedade e depressão.

O tratamento de apoio em longo prazo pode aumentar pouco a pouco a capacidade dessas pessoas de lidar com seus sintomas e diminuir a necessidade de níveis mais restritivos de cuidado. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental.

Leave a Reply

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Cadastre-se para receber nossas novidades: