FACEBOOK     INSTAGRAM     LINKEDIN         Atendimento 24 horas: +55 (16) 3209-1666.

O que é a hiperidrose

O suor é fundamental para o controle da temperatura interna do organismo. Quando ela sobe, o cérebro identifica esse aumento e faz a pessoa suar para aliviar a sensação de calor. Esse controle é involuntário e determinado pelo sistema nervoso autônomo, o mesmo responsável pelas batidas do coração, pelo ritmo respiratório e por outras funções que exercemos sem nos dar conta de que estão sendo realizadas.

Acontece que em pessoas com hiperidrose (ou sudorese excessiva) as glândulas sudoríparas são superativas e esse suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional e social.

Essa pessoa sofre com suor que pode umedecer, molhar ou até mesmo encharcar áreas como mãos, axilas, rosto/face, couro cabeludo, nádegas, virilhas e pés. Geralmente esse suor ocorre de forma episódica (aparece e desaparece), várias vezes ao dia, tanto em dias quentes quanto em frios.

Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada, o que leva os médicos a acreditarem que se trata de um problema hereditário. Já se essa sudorese ocorre como resultado de outra condição médica, é chamada hiperidrose secundária e ser derivada de condições associadas à ansiedade, doenças cardíacas, menopausa, doenças pulmonares, câncer, entre outros tipos de causas.

A boa notícia é que a hiperidrose tem cura e seu tratamento pode ser ou não cirúrgico.

Nos casos não cirúrgicos, o método pode incluir comprimidos, cremes manipulados e lontoforese, aplicação de toxina botulínica (botox). Em geral, são indicados a paciente com casos mais leves.

Já a intervenção cirúrgica pode exigir a aspiração das glândulas das axilas ou o bloqueio de gânglios da cadeia simpática (simpatectomia ou cirurgia do suor). Essa última é realizada por meio de pequenas incisões por videocirurgia, e pode representar a cura definitiva para os pacientes que sofrem desta condição.

Leave a Reply

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Cadastre-se para receber nossas novidades: