Para que serve a Colonoscopia?
Divulgação

Para que serve a Colonoscopia?

A colonoscopia é um exame que permite ao médico analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto, ao cólon e o íleo terminal. Ela é indicada especialmente para identificar a presença de pólipos, câncer intestinal ou outros tipos de alterações no intestino, como colite, varizes ou doença diverticular.

O médico especializado nesse exame é chamado colonoscopista. Outros profissionais habilitados para realizá-lo são endoscopistas e coloproctologistas. O gastroenterologista é o médico responsável pelo laudo.

Para a realização da colonoscopia, é necessário fazer um preparo especial com ajustes na alimentação e uso de laxantes, para que o intestino seja limpo e as alterações consigam ser visualizadas. Geralmente, o exame não causa dor, pois é feito sob sedação e com anestesia local, no entanto, algumas pessoas podem sentir um desconforto, inchaço ou pressão no abdômen durante o procedimento. Após a realização o exame, o paciente fica sob observação durante uma ou duas horas e é liberado quando estiver acordado e for capaz de andar.

Algumas das principais indicações da colonoscopia incluem:

  • Pesquisar pólipos, que são pequenos tumores ou sinais sugestivos de câncer do cólon;
  • Identificar causas de sangramento nas fezes;
  • Avaliar uma diarreia persistente ou outras alterações do hábito intestinal de origem desconhecida;
  • Diagnosticar doenças do cólon como diverticulose, tuberculose intestinal, retocolite ulcerativa ou doença de Crohn
  • Investigar causas de anemia de origem desconhecida.

Durante o exame, também é possível realizar procedimentos como a coleta de biópsia ou mesmo a retirada de pólipos e, ainda uma possível cauterização de vasos sanguíneos que podem estar sangrando ou uma descompressão de volvo intestinal.

Fica a dica: a colonoscopia é um exame simples que pode ajudar a prevenir o câncer intestinal, assim como captá-lo logo em seu início, aumentando as chances de cura. Procure sempre seu médico.

Deixe uma resposta

Fechar Menu