FACEBOOK     INSTAGRAM     LINKEDIN         Atendimento 24 horas: +55 (16) 3209-1666.

Carnaval: diga sim à festa e não às drogas!

São Paulo – A festa mais colorida do Brasil tem de tudo: cores, ritmo e muita animação. Em meio à curtição dos blocos de rua, no entanto, várias tentações levam milhares de pessoa ao consumo de drogas. Atento a esse cenário, o ministério da Cidadania lançou, no último dia 28 de fevereiro, às vésperas dos festejos, uma campanha nas mídias sociais em que exalta a prevenção ao uso dessas substâncias.

Segundo o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior, fatores como maior pressão no círculo social podem ser um gatilho para a experimentação de entorpecentes. Esse risco, abordado na campanha do ministério, compõe uma “epidemia de dependência química”, segundo o secretário.

Além de refletir um crescimento da violência no âmbito geral, o uso de drogas pode ter um impacto individual: ao se fazer uso, o corpo sofre sérias alterações psíquicas que propiciam momentos de risco em ambientes superlotados e tumultuados – comuns durante todo o período carnavalesco. Drogas e aglomerações são sinônimos de acidentes.

“Independente da droga utilizada, o indivíduo se expõe a situações de risco, algumas interferem na coordenação psicomotora, outras aumentam o comportamento agressivo, colocando em perigo não somente o usuário, mas as pessoas ao seu redor”, declarou o médico ao portal ministerial.

Mesmo drogas consideradas como menos agressivas, como a maconha, podem causar sérios danos à saúde. Quirino explica que o consumo da planta pode ser nocivo, sendo um “fator de risco para sintomas psicóticos, para depressão e quadros de ansiedade”.

Não basta cuidar de sua saúde mental e de sua integridade física o ano todo e deixar tudo de lado nos dias de festa. No carnaval, redobre sua atenção e não experimente o que lhe for oferecido, mesmo se for só até a quarta-feira de cinzas. Diga não às drogas e sim à festa! Seu corpo e sua mente agradecem.

Leave a Reply

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Cadastre-se para receber nossas novidades: