As fases do sono e sua importância
sono/reprodução

As fases do sono e sua importância

Que uma boa noite de sono é restauradora você já sabe, mas agora vamos explicar o que acontece com seu corpo enquanto você dorme.

Basicamente, o sono é dividido em 2 fases e 5 estágios e o cérebro age de forma diferente em cada um deles. Em algumas etapas, o corpo se movimenta, enquanto em outras, permanece completamente imóvel. Tudo isso acontece para manter o bom funcionamento do organismo e algumas fases estão diretamente ligadas à saúde da memória, concentração e até problemas com estresse.

As duas fases do sono são: NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos), que vai do estágio 1 ao 4, e REM (Movimento Rápido dos Olhos) e. Normalmente, quando o indivíduo está dormindo, começa no estágio 1 e passa por cada etapa até atingir o sono REM. Confira:

  • Estágio 1: É a fase de sonolência, onde o indivíduo começa a sentir as primeiras sensações do sono. Nessa fase a pessoa pode ser facilmente despertada;
  • Estágio 2: Dura em média de 5 a 15 minutos. No estágio 2 a atividade cardíaca é reduzida, relaxam-se os músculos e a temperatura do corpo cai. É bem mais difícil de despertar o indivíduo.
  • Estágio 3: Muito semelhante com o estágio 4, diferencia-se apenas em relação ao nível de profundidade do sono, que é um pouco menor.
  • Estágio 4: Dura cerca de 40 minutos. É a fase onde o sono é muito profundo.
  • REM: quando você entra nessa fase do sono, sua respiração torna-se rápida, irregular e superficial. Seus olhos se movem rapidamente e seus músculos se tornam imóveis, a frequência cardíaca e pressão arterial aumentam e homens podem ter ereções neste momento. Cerca de 20 por cento do sono é o REM. Começa a cerca de 70 a 90 minutos depois de adormecer.

Todos esses estágios duram entre 90 e 110 minutos, formando um ciclo do sono. Durante uma noite, podem acontecer entre 4 e 5 ciclos.

O ciclo completo em uma noite de sono é extremamente importante para garantir um equilíbrio físico, químico e mental. Noites mal dormidas podem resultar em irritabilidade, depressão, dificuldades com a memórias e muitos outros problemas que podem atrapalhar muito a vida de um indivíduo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu