FACEBOOK     INSTAGRAM     LINKEDIN         Atendimento 24 horas: +55 (16) 3209-1666.

Mau humor pode ser sinal de problemas de saúde

Sabe aquela pessoa que vive mal-humorada e reclama de tudo? Talvez ela precise de ajuda. Esse mal humor pode ser sinal de uma doença chamada distimia, um tipo de depressão crônica que afeta boa parte da população mundial.

Os portadores de distimia são pessoas de difícil relacionamento, que não conseguem ver o lado bom das coisas, colocam defeito em tudo, estão sempre irritados e só enxergam o lado negativo das coisas. Esses indivíduos não sabem rir de situações dos problemas e sofrem muito quando algo em seu planejamento não dá certo. E mais: quem sofre com o distúrbio acaba por acreditar que essas características se tratam de um traço de personalidade e entendem que é normal viver irritado ou aborrecido, não se dando conta de que precisam de ajuda médica.

Vale lembrar que a doença pode acometer também crianças e adolescentes e seus sintomas podem estar camuflados atrás do baixo rendimento escolar, do comportamento antissocial e do temperamento agressivo que não conseguem controlar.

Por isso, se você conhece alguém que está sempre de mau humor, irritado e é muito pessimista, considere a possibilidade de que seja portador distimia e tente convencê-lo a procurar assistência médica para investigar as causas.

Em muitos casos, a ajuda de um bom psicoterapeuta já é capaz de curar a doença. Em outros, mais graves, é necessário também o uso de medicamentos. Praticar atividades físicas que liberam endorfina e serotonina também ajudam a melhorar o humor, além de aumentar a autoestima.

Leave a Reply

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Cadastre-se para receber nossas novidades: