FACEBOOK     INSTAGRAM     LINKEDIN         Atendimento 24 horas: +55 (16) 3209-1666.

Transtorno de Ansiedade Generalizada

A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Ela pode surgir antes de uma entrevista de emprego, de uma prova, cirurgia ou até mesmo de uma esperada viagem de férias. Isso tudo é bastante comum e necessário o ser humano, pois funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado, favorece sua adaptação às novas condições.

Contudo, a ansiedade pode virar um problema se o sentimento persistir por longos períodos de tempo e passar a interferir nas atividades de rotina, travando o indivíduo e impedindo que ele faça suas tarefas e cumpra seus compromissos. A partir deste momento, a pessoa pode estar sofrendo de um distúrbio chamado TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), que pode afetar pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice.

Os sintomas do TAG podem variar de uma pessoa para outra, mas geralmente incluem inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, bem como palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito e dores musculares.

O diagnóstico do transtorno leva em conta a história de vida do paciente, a avaliação clínica criteriosa e, quando necessário, a realização de alguns exames complementares. Seu tratamento inclui o uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, sob orientação médica, e a terapia comportamental cognitiva.

Então, se você possui uma preocupação excessiva, a ponto de interferir no trabalho, em relacionamentos ou em outras partes de sua vida, ou ainda possui pensamentos ou comportamentos suicidas, procure um médico.

Leave a Reply

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Cadastre-se para receber nossas novidades: