FACEBOOK     INSTAGRAM     LINKEDIN         Atendimento 24 horas: +55 (16) 3209-1666.

Você sabe o que é asma?

A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns e, quando se manifesta, é responsável por fazer com que os brônquios se inflamem e reduzam a passagem de ar, causando tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. Seus sintomas pioram em resposta à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.

Embora seu diagnóstico seja mais comum na infância, quando tem um aspecto mais alérgico, há pacientes que descobrem a doença na fase adulta. Para realizar o diagnóstico, é feita uma avaliação clínica seguida de exame físico e de função pulmonar (espirometria). E, sempre que possível, é solicitada a prova de função pulmonar para classificar a gravidade do caso. Em crianças de até os cinco anos, o diagnóstico é somente clínico, tendo em vista a dificuldade de realizar outros exames funcionais e complementares.

A asma não tem cura, mas tem controle como qualquer outra doença crônica. Dessa forma, é possível ficar sem crises desde que a doença seja controlada por meio de tratamento. Embora cada grau da doença exija um tipo de medicação e conduta, há comportamentos que são fundamentais para levar uma vida com menos crises. O primeiro deles é conhecer bem a doença e saber reconhecer quando está saindo do controle, o que contribui para usar corretamente o dispositivo inalatório e a medicação de manutenção, bem como para saber quando usar a medicação de resgate, ir ao pronto socorro, entre outras medidas. Além disso, é preciso evitar o contato com os agentes desencadeadores das crises, fazer acompanhamento periódico com um médico e seguir à risca o tratamento medicamentoso.

As atividades físicas, associadas ao tratamento medicamentoso adequado, contribuem para promover melhoras na capacidade pulmonar e na qualidade de vida. A natação é uma das atividades mais procuradas pelos pacientes asmáticos. Vale ressaltar que qualquer inclusão de exercício físico na rotina deve ser acompanhada por um especialista, a fim de orientar o paciente sobre a melhor forma de conduzir o tratamento.

O pneumologista é o profissional que normalmente realiza o acompanhamento e indica os melhores tratamentos para a asma. Sempre que precisar, conte com os especialistas do Hospital São Marcos para cuidar da sua saúde.

Leave a Reply

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Cadastre-se para receber nossas novidades: