FACEBOOK     INSTAGRAM     LINKEDIN         Atendimento 24 horas: +55 (16) 3209-1666.

Orientações a pacientes e familiares

Para o melhor desenvolvimento no tratamento dos pacientes da ala psiquiátrica, é de extrema importância que familiares estejam comprometidos com o cumprimento da rotina de cada atendido.

1- Como serão os atendimentos a ligações externas?

Paciente recém admitido

Dependente químico só poderá ter contato com familiares após 30 dias de internação.

Transtorno psiquiátrico após 7 dias internação.

Após 7 dias para pacientes com transtorno psiquiátrico, 30 dias para pacientes com dependência química e pacientes internados a mais de 30 dias terão a liberação para:

Visitas aos domingos

  • Ligação 1 vez a cada 5 dias;
  • As ligações de familiares não serão transferidas aos pacientes, favor não insistir;
  • As informações sobre paciente serão após o horário da visita serão passadas somente  pelo médico de plantão, que irá atender os familiares pós visita.

2 – Como fazer para levar produtos de higiene pessoal, cigarros, roupas intimas, chinelo, etc.?

No ato da internação a família irá providenciar e entregar na recepção do hospital em até 24h pós internação do paciente a quantidade suficiente para consumo do paciente período de 7 dias.

Pós período de 7 dias (transtornos psiquiátricos) ou 30 dias (dependentes químicos) serão solicitadas as necessidades  pelo paciente aos familiares durante a visita ou nas ligações telefônicas 1 vez a cada 5 dias.

Não serão realizadas ligações para trazê-los nem pela enfermagem e nem pelo serviço social.

3- Como será agendado os atendimentos médicos aos familiares dos pacientes?

O paciente recém admitido no ato internação conversará com médico o qual fornecerá as informações necessárias sobre o tratamento;

Após a equipe médica avaliar o caso do paciente o qual terá uma variação de até 15 dias, a secretária entrará em contato com os familiares para agendar o atendimento médico;

Após as visitas aos domingos os familiares serão atendidos pelo médico plantonista;

Somente o médico irá solicitar este agendamento, solicitamos aos familiares a compreensão, pois assim que o médico tiver diagnóstico sobre o caso do paciente irá agendar em até 15 dias após internação com a família.

4- No ato da internação

Traga a medicação de uso contínuo para ser administrada enquanto o paciente permanecer internado.

E uma quantidade razoável de roupas íntimas, 1 cobertor, 1 travesseiro, agasalho, abrigo, meias, tênis, chinelo, absorvente, desodorante, sabonete, pasta de dente, escova de dente, escova de cabelo, outros.

Obs.: toalhas de banho, roupa de cama e cobertor serão fornecidos pelo hospital.

Traga a quantidade suficiente de cigarros, fumos e palheiros, pois durante o período que o paciente permanecer internado as ligações após período de 7 dias (pacientes psiquiátricos) 30 dias (pacientes dependentes químicos) serão apenas a cada 5 dias onde o próprio paciente irá solicitar. Ele também poderá solicitar na visita.

5- Convênios

É de responsabilidade da família ou responsável pelo paciente  informar no ato da internação o tipo de plano de saúde e as coberturas do mesmo ( se cobre a internação ou somente 30 dias) , caso não tenha conhecimento das bases contratuais deverá se dirigir a sede do convênio ou RH da empresa ( caso o plano seja empresarial).

Todas as informações serão passadas ao setor de internação do Hospital São Marcos sem necessidade do paciente ter ciência, para não gerar estresse e ansiedade ao paciente e interferindo no tratamento.

6- INSS – Afastamento ou Perícia

Afastamento – o paciente que estava trabalhando e necessitou internar para tratamento psiquiátrico, a própria empresa vai entrar junto ao INSS com pedido de afastamento, os 15 primeiros dias de afastamento serão pagos pela empresa e pós estes 15 primeiros dias serão pagos pelo INSS. Dúvidas a família deverá entrar em contato com RH da empresa;

Afastamento sem paciente estar trabalhando, mas contribuindo com INSS

A família irá agendar através do telefone Nº 135 (INSS) data e horário para solicitar afastamento sendo necessário solicitar com antecedência o relatório médico ao médico do paciente.

Perícia

O paciente internado na clínica psiquiátrica do Hospital São Marcos: a família deverá informar o INSS e solicitar que a perícia seja realizada na clínica psiquiátrica.

Na data agendada pela perícia nas dependências da clínica psiquiátrica caso o perito não comparecerá na data agendada o paciente não será prejudicado.

Dúvidas serão fornecidas através do 135 INSS.

A clínica psiquiátrica do Hospital São Marcos será responsável apenas pelo relatório médico para afastamento e relatório médico de perícias. Solicitamos a gentileza dos relatórios serem solicitados com antecedência de 5 dias úteis.

7- Famílias

Solicitamos a gentileza e compreensão dos familiares para obedecerem às normas as quais foram elaboradas para melhor recuperação do paciente. Neste período de internação o paciente estará temporariamente distante dos familiares e das rotinas habituais, é um período de reflexão, isolamento, recuperação e tratamento. portanto para o sucesso do tratamento a família ou responsável pelo paciente deverá seguir às normas da instituição.

8 – Visitas dos familiares e responsáveis

Pacientes portadores de transtornos mentais poderão receber visita após 7 dias de internação e após 7 dias fazer ligações aos familiares 1 vez a cada 5 dias;

Pacientes portadores de dependência química de álcool ou drogas poderão receber visita após 30 dias de internação, e após 30 dias fazer ligações aos familiares 1 vez a cada 5 dias;

Após este período de 07 dias para transtornos psiquiátricos e 30 dias para dependentes químicos as visitas serão liberadas, e as próximas serão feitas semanalmente, todos os domingos.

No ato da internação, os familiares serão informados que a equipe entrará em contato telefônico em até 15 dias para agendamento horário de reunião com o respectivo médico assistente para esclarecimento do quadro clínico e psiquiátrico do paciente

9- Horários de visitas

Visita feminina:

  • Visita aos domingos das 8h30 às 9h30 e das 14h30 às 15h30.

Visita masculina:

  • Visita aos domingos das 10h às 11h e das 16h às 17h.

Mais Informações:

  1. São permitidas 2 pessoas por horário na visita, sem revezamento. Os visitantes serão recebidos em local determinado pela instituição, não sendo permitido aos familiares adentrarem nas dependências de internação;
  2. É permitido aos familiares trazerem alimentos para o paciente, e o mesmo deverá ser consumido durante a visita. Caso o paciente não consiga consumi-lo, a família deverá retornar com os alimentos sem deixá-los com o paciente;
  3. A visita é supervisionada por membros da equipe e um monitor de segurança;
  4. Qualquer pertence que a visita traga para o paciente, mesmo que previamente autorizado pela equipe, deverá ser entregue primeiramente para equipe de enfermagem, nunca diretamente para o paciente;
  5. A vontade do paciente deve ser respeitada; se houver visitas que o mesmo não quiser receber, é melhor evitarmos para não gerar um stress emocional ao nosso paciente;
  6. Não é permitido trazer máquinas fotográficas ou utilizar celular durante a visita;
  7. O familiar que se atrasar poderá entrar na visita e permanecer até o término do horário estabelecido.

10 – Medicamentos de uso contínuo

Os medicamentos que o paciente faz uso em casa devem ser informados ao médico psiquiatra responsável no ato da internação, e a família deverá trazê-lo para ser administrado pela equipe de enfermagem enquanto paciente permanecer internado .

11- Tipos de internação e altas

Internação voluntária e involuntária

Na internação voluntária, o paciente está disposto, por vontade própria, a se internar para realizar o tratamento, então ele e algum responsável assinarão o contrato terapêutico de internação;

Na internação involuntária, o paciente não aceita ser internado, mas a família deseja a internação para realizar o tratamento, neste caso, o responsável assinará o contrato terapêutico de internação, e um documento do ministério público, que será notificado sobre esta internação em até 72 horas, como também no momento da alta.

Alta à pedido da família

Somente a pessoa responsável pelo paciente (que assinou o contrato terapêutico) pode solicitar a alta a pedido, o mesmo deverá assinar um termo de responsabilidade pelo paciente, pois o médico em se tratando de alta a pedido não concorda com a alta do paciente, e a responsabilidade será totalmente do responsável pelo pedido de alta. na alta a pedido,  o tratamento será interrompido. o paciente deixará a ala psiquiátrica sem receita médica e a equipe médica fornecerá um atestado com o período de internação e abandono de tratamento mediante solicitação do paciente.

Alta – licença

quando o paciente necessitar fazer algum tratamento: odontológico, clinico, perícia, outros, a  família poderá buscá-lo na psiquiatria desde que o medico de autorização para o paciente se ausentar no período, será assinado um termo de responsabilidade,  estipulando o período de permanência fora da psiquiatria, caso ultrapassar, ocorrerá à alta hospitalar a pedido da família, sendo interrompido o tratamento psiquiátrico.

Alta administrativa

O hospital são marcos reserva para si o direito de realizar a alta administrativa para pacientes que não respeitarem ou se adequarem as suas normas internas, ou no caso de alguma falta grave que o paciente vier a fazer dentro da psiquiatria. o responsável pelo paciente com alta administrativa deverá providenciar a imediata alta ou transferência para outra instituição hospitalar.

Não será permitido ao paciente

  • Utilizar qualquer tipo de bebida alcoólica ou droga;
  • Utilizar aparelho celular e máquina fotográfica;
  • Entrar no quarto de outro paciente;
  • Contato físico inadequado;
  • Utilizar apelidos para outros pacientes ou membros da equipe; guardar no quarto qualquer tipo de alimento não autorizado.

Em caso de dúvidas, ligue: (16) 3209-1666

Cadastre-se para receber nossas novidades: