Skip to main content

Hospital São Marcos – Resultados Certificados pela ABP

A Associação Brasileira de Psiquiatria acaba de aprovar e renovar a certificação do Programa de Formação em Psiquiatria do Hospital São Marcos, de Jaboticabal, estado de São Paulo.
Iniciado em 2018 com apenas cinco alunos, o Programa recebeu sua primeira aprovação pela ABP já em 2019. De lá para cá, sua estrutura de ensino vem crescendo em qualidade, refletindo o seu compromisso com a excelência na formação de profissionais preparados para enfrentar os complexos desafios da prática psiquiátrica. “Hoje, o Programa de Formação em Psiquiatria do Hospital São Marcos recebe anualmente nove alunos, que, somados os seus três anos de duração, nos dão 27 cursistas, sempre conosco no dia a dia do hospital”, afirma o Dr. Paulo Miki Jr., presidente da instituição.

Vocação educacional

A vistoria, realizada de forma presencial em março último, renova a certificação pelo período de cinco anos e seguiu a Matriz de Competências Psiquiátricas da ABP, consistindo em estágios teórico-práticos estruturados, com duração de três anos e totalizando 6.912 horas de atividades. Para o Dr. Gerardo de Araújo Filho, coordenador do Programa, o Hospital São Marcos ganha com a renovação a possibilidade de dar sequência e promover avanços significativos em Psiquiatria. “O importante é não só a busca pela excelência, mas também a garantia da formação de profissionais éticos e competentes”, afirmou. Paralelamente, reiterou, “não podemos nos esquecer de parabenizar a equipe do Hospital São Marcos e seu comprometimento, no sentido de reforçar e expandir as nossas atividades científicas e educacionais”.

Inovação no DNA

Com mais de 50 anos de história, o Hospital São Marcos tem se destacado desde o início de suas atividades pela inovação. Ele foi, por exemplo, o segundo hospital no país livre de escadas, compondo já naquela época um perfil visionário em relação aos modernos conceitos de acessibilidade. Em sua busca incessante por eficiência, o São Marcos desenvolveu também um novo conceito em saúde mental: a Psiquiatria Resolutiva, um exclusivo diferencial no tratamento psiquiátrico. E é, até o momento, o único hospital do Estado de São Paulo a obter acreditação do Programa de Formação em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria.