Hospital São Marcos, de Jaboticabal,
cria Unidade de Psiquiatria Intervencionista

As doenças psiquiátricas que exigem tratamento super especializado ou os quadros muito graves e de difícil tratamento encontram agora alívio por meio de unidades de Psiquiatria Intervencionista no mundo todo. No Brasil, em particular, o Hospital São Marcos, de Jaboticabal, interior de São Paulo, é o pioneiro nesse modelo de atendimento. “Em muitos casos, o paciente não apresenta melhoras com os tratamentos usuais de primeira linha, mas agora pode se beneficiar de tratamentos intervencionistas proporcionado pelo Hospital São Marcos”, afirma o Prof. Dr. Acioly Luiz Tavares de Lacerda, responsável pela supervisão científica do Hospital.

Estrutura visionária

Com sua equipe supervisionada e composta por profissionais treinados e com especialização em centros de referência internacional, o Hospital São Marcos oferece aos médicos encaminhadores tratamentos personalizados aos seus pacientes para os quadros de alta complexidade, como a Depressão Refratária, a Esquizofrenia Refratária, o Transtorno Bipolar de difícil tratamento, e para a Ideação e o Comportamento Suicida, entre outros.

Realidade e tratamento

É do conhecimento da área psiquiátrica que os tratamentos considerados de primeira linha geralmente consistem de medicamentos administrados por via oral e psicoterapia. Dessa forma, a maioria dos pacientes se beneficia por meio dessas modalidades e se mantém estável. Já a Psiquiatria Intervencionista é indicada para os pacientes que não se beneficiam dos tratamentos-padrão. Para esses casos, a Unidade de Psiquiatria Intervencionista do São Marcos dispõe de Clínica de Cetamina, na qual são atendidos casos de Depressão Refratária, Ideação Suicida e casos graves que exigem melhora rápida. A Unidade desenvolve também Centro de Neuro modulação, que disponibiliza diferentes intervenções não farmacológicas destinadas aos quadros não responsivos aos tratamentos convencionais.

Opção científica

Na Unidade Intervencionista do Hospital São Marcos, todos os protocolos e cada tratamento individual são supervisionados por renomados pesquisadores, líderes de opinião em nível internacional. Esse Núcleo de Pesquisa está envolvido permanentemente no desenvolvimento de novas tecnologias, nos tratamentos de nova geração e no treinamento profissional. Nesse sentido, estudos têm sido publicados nas principais revistas científicas internacionais, muitos deles em colaboração com centros de referência de diferentes países.

A QUALQUER HORA
DE QUALQUER LUGAR

55 16 3209.1666