Skip to main content

Equipe médica do Hospital São Marcos marcou presença no XL Congresso Brasileiro de Psiquiatria

A quadragésima (40ª) edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria (XL CBP) ocorreu na cidade de Salvador/BA, entre os dias 18 e 21 de outubro de 2023. O CBP é um evento promovido anualmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e consiste no maior encontro anual da especialidade do Brasil e da América Latina. Segundo a ABP, o CBP é um evento que marca o encontro entre os melhores profissionais nacionais e internacionais da área, sendo também o terceiro maior evento de Psiquiatria do mundo em número de participantes, menor apenas do que o Congresso Americano de Psiquiatria e o Congresso Mundial de Psiquiatria.

O encontro deste ano ocorreu no Centro de Convenções de Salvador/BA e reuniu aproximadamente 8.000 participantes de vários estados brasileiros e de vários países da América Latina e do mundo, segundo informações da ABP. O evento abordou temas fundamentais para as atividades clínicas e científicas na área de Psiquiatria e Saúde Mental, como Psiquiatria Clínica, Psiquiatria Forense, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Dependências, Suicídio, Medicina do Sono e Emergências Psiquiátricas, além de ter abordado temas associados à inclusão psicossocial e ao combate ao estigma e preconceito do indivíduo com transtornos mentais.

O Hospital São Marcos, dentro da sua vocação educacional e científica, apresentou uma participação ativa na programação científica do XL CBP. Os cursistas do Programa de Formação em Psiquiatria do referido Hospital marcaram presença no evento e levaram, ao todo, 12 pôsteres previamente selecionados e aprovados pela Comissão Científica de Pôsteres da ABP para apresentação oral. Os pôsteres abordaram diversos temas da Psiquiatria Clínica, Psiquiatria Forense, Dependência Química e Psicoterapia, ressaltando aspectos importantes acerca da abordagem e do tratamento, tendo sido apresentados em todos os dias do evento.

Complementando a participação do Hospital São Marcos na programação científica do XL CBP, no dia 19/10/2023, o Prof. Dr. Gerardo Maria de Araújo Filho, Médico Psiquiatra do corpo clínico e coordenador do Programa de Formação em Psiquiatria do Hospital São Marcos, participou do debate na sessão de casos clínicos do Congresso, tendo como tema o caso “PRIMEIRO EPISÓDIO PSICÓTICO APÓS CORTICOAMIGDALOHIPOCAMPECTOMIA”.

Por fim, parabenizamos a participação da equipe médica do Hospital São Marcos no XL CBP, desejando a continuidade e expansão das atividades científicas e já nos preparando para o XLI CBP, a ser realizado na cidade de Brasília/DF, no mês de outubro de 2024.

Referências:

Site da Associação Brasileira de Psiquiatria: www.abp.org.br
Site do 40º. Congresso Brasileiro de Psiquiatria: www.cbpabp.org.br.

Por Prof. Dr. Gerardo Maria de Araújo Filho 
CRM/SP: 105.714; RQE: 50368 (Psiquiatria) e 50368-1 (Psicogeriatria)
Médico Psiquiatra e Psicogeriatra, membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
Residência Médica em Psiquiatria e Psicogeriatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre e Doutor em Neurociências pela UNIFESP, Pós-Doutor em Psiquiatria pela UNIFESP.
Coordenador do Programa de Formação em Psiquiatria do Hospital São Marcos – Jaboticabal/SP